quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tortinhas de milho - redesenhando

Olá pessoas queridas,

Claro que quem é viva sempre aparece! E cá estou eu, com mais uma dica para vocês!
Não vou ficar explicando o porquê do meu sumiço, pois é claro que vocês já sabem: TRABALHO!!!!

A dica de hoje é um redesenho da receita original:  Tortinhas de couve e linhaça. A receita light saiu de cena e entraram elas: As tortinhas de milho:


Meus convidados chegariam em 40 minutos e não tinha preparado e tampouco comprado nenhum aperitivo. Pensei com meus talheres: Preciso de uma receita rápida e diferente! Lembrei então das tortinhas de couve que sempre fizeram sucesso onde quer que as levasse.

Corri para geladeira e para minha surpresa, CLAROOOO que não tinha couve! Vasculhando a dispensa, o milho começou a me chamar...então, ele foi o escolhido da noite!


Ingredientes
1 cebola bem picadinha
1 lata de milho verde
4 colheres de margarina derretida 
1/2 xícara de leite 
2 ovos
1 e 1/2 xícara de trigo
1 colher de fermento químico
1/2 colher de sal
1/2 xícara de queijo branco ralado
Ervas finas (se não tiver, coloque orégano)
Óleo para untar as forminhas

Modo de fazer
Ligue o forno em temperatura média (180 ºC)
Misture primeiro as cebolas e milho verde. Acrescente a margarina derretida e o leite (eu misturei o leite e a margarina gelada e derreti no microondas por 1 minutinho). Acrescente os ovos e misture bem. Acrescente as ervas finas a gosto. Eu coloquei duas colherinhas de chá.




Acrescente o sal e a farinha e misture até que fique uma massa mole e homogênea. Em seguida, acrescente o queijo raladinho e por último, O FERMENTO (não se esqueça dele só porque é o último)!!


Misture um pouco e encha, com a ajuda de uma colher,as forminhas de empada untadas. Não coloque até a borda, pois elas crescerão.
A quantidade de massa rendeu exatamente para a quantidade de forminhas abaixo:

Leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos. Amigos, sabe aquela história que contam de que se deve vigiar o forno? Ela é verdadeira, portanto, com 20 minutos comece a observar: DORÔ? CABÔ!!!


Claro que eu tinha esquecido de tirar a foto quando tirei do forno. Coloquei na mesa e rapidinho já tinham fugido algumas. Tire com a ajuda de uma faquinha.

Sabe, alguns ingredientes, parecem simples, mas fazem toda a diferença se andarem juntos. Hoje então as honras vão para os amigos abaixo:




Beijos meus!!!






domingo, 29 de julho de 2012

Conchiglione Universitário

Olá pessoas queridas,


Ia começar este Post com a frase "Olá meus amigos" em francês e descobri que não poderia começar a frase com "olá". De acordo com meu digníssimo namorido, devo começar sempre com Bon Jour, Bon Soir ou Ça Va. Como não achei legal começar com essas palavras que são lindas quando ditas, mas não tão lindas quando se começa um Post, optei por começar do meu jeito mesmo.


Então vamos ao que interessa, pois sei que quem passa por aqui normalmente está procurando uma receitinha rápida e não para as divagações da Dona Agnes.




Dei o nome à receita de hoje de Conchiglione Universitário pela simplicidade ao preparar.
Fiquem por aqui e logo concordarão...


Ingredientes
1 colher de oleo e 1/2 colher de sopa de sal com alho
1 Cebola
1 Tomate
Creme de ricota ou Creme de leite
Macarrão conchiglione (fiz 7 conchas para cada um de nós dois)
300 g de carne moída (eu usei uma vasilhinha que sempre guardo pronta no freezer)


Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote, cerca de 8 minutos, e você deve mexer nos primeiros 2 minutos. Caso contrário, uma concha entra dentro da outra e o ficam coladas durante o cozimento.
Enquanto cozinha, descasque a cebola e bata no liquidificador com 1/2 xícara de água. Bata bem, até ficar bem líquido.
Assim que o macarrão cozinhar, escorra e deixe reservado.
Na mesma panela, coloque o óleo, o sal com alho e assim que dourar, jogue a cebola batida. Deixe ferver até a água secar bastante. Enquanto a cebola ferve, faça o mesmo com o tomate: pique em cubos, jogue no liquidificador e bata.



Acrescente a carne moída e misture bem:



Acrescente o tomate batido e deixe ferver.


Depois que estiver secado um pouco do líquido, acrescente 2 colheres BEEM caprichadas creme de ricota ou  1/2 lata de creme de leite, misture e desligue o fogo.


Forre o fundo do pirex com a parte mais líquida do molho. Eu uso uma escumadeira para coar um pouco.


Recheie as conchas com o recheio e monte no pirex:


Quando terminar, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno por 10 minutos.
Embora o passo a passo seja detalhado, a receita foi parar na mesa 28 minutos depois que coloquei o macarrão para cozinhar.
Isso porque, ter uma carne moída pronta no freezer, bater a cebola e o tomate no liquidificador adiantam bastante sua vida!



Bom jantar para vocês!!

beijos, beijos

Agnes


















quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quase uma paradinha na esquina...! ( Por: Dany Morais Libório)

Olá meninas...Não se assustem, vou  me apresentar: Dani, 32 anos,Super  Recém-Casada ( 2 meses),descendente de Italianos( talvez esteja aí a aexplicação para a necessidade de falar, e falar e falar e a paixão pela comida),dentre os inumeros prazeres nas horas de folga a culinária sempre foi a minha predileção,reunir todos ou somente eu uma boa taça de vinho e uma comidinha á mesa, também viajando( sempre e muito a trabalho, quase nunca a lazer) convidada pela Agnes, essa doçura em forma de pessoa que conheço há tempos... a postar aqui juntamente com ela minhas investidas culinárias...e de agora em diante: viajando, clicando e postando...rs. Hoje depois de um dia exaustivo, daqueles mega corridos sem tempo nem pra almoçar direitinho, enfim, em casa,resolvi fazer uma comidinha rápida pra finalizar o dia, a intenção meninas era caprichar no post inicial com uma receita mais elaborada e uma mesa linda, mais achei que valia a pena postar a receitinha "rápida" mais como uma dica para dias como esse que são cada vez mais frequentes na nossa rotina,vamos lá para o "bacalhau de quarta!" ou se preferirem" Quase uma paradinha na esquina!":

 

Ingredientes:

 

  • Arroz Branco Normal( Hoje usei o arroz que olhava pra mim na geladeira, que é um facilitador em dias como esse, a quantidade também varia de acordo com o numero de  pessoas e óbvio do seu apetite! Hoje fiz para 5 pessoas!),

  • Uma cebola de cabeça Roxa( minha predileta),

  • 5 alhos amassados

  • Cheiro Verde,

  • 3 Ovos Cozidos,

  • Milho Verde e Ervilha,

  • Pimentão ( aqui você pode variar a seu gosto)

  • 7 batatas inglesas cortadas em cubo,

  • Azeitonas( verdes e pretas),

  • 1 Tomate grande cortado em cubos,

  • Manjericão desidratado,

  • Bacalhau

  •  Extrato de Tomate e

  • Sal a Gosto

Modo de Fazer:

 

 Cozinhe o bacalhau junto com as batatas( isso evita que você tenha necessidade de dessalga-lo previamente( em torno de 20 minutos, apenas até o ponto das batatas ficarem macias).


Em outra panela junte  o alho, a cebola o tomate e todos os demais ingredientes no azeite, fazendo um ligeiro refogado, junte ao refogado as batatas e o bacalhau já escorridos e lavados, tempere a gosto e deixe levantar uma leve fervura:

Acrescente o arroz( como lhes disse hoje usei o que já estava pronto, mais se vcs preferirem podem refogar o arroz a "minuto" a parte)misture tudo.

Sirva na panela, ou em um pirex, decorado com os ovos e o cheiro verde salpicado, e... Voilá: quase uma paradinha pra comer algo na esquina, rapidinho ( em 40 minutos fiz tudo) e gostoso!

 

Obrigada meninas por me receberem aqui,  já, já volto com outras receitinhas e uma dicas que facilitam a gente conciliar a nossa vida de mulher moderna as gostosuras de sermos 'doninhas do nosso lar" beijo no coração...


Dany Moraes

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Frango com crosta de Gergelim Preto

Olá pessoas queridas,
Dizem que quem é vivo, sempre aparece!
Sendo assim, eis me aqui!
E sempre que apareço, trago comigo alguma novidade que experimentei na cozinha!
Não vou mentir para vocês, até que tenho feito algumas coisinhas recentemente, mas sabe aquela história de: onde está a máquina? E de repente, a máquina fotográfica não aparece, a receita está na mesa e eu penso...que pena que essa não vou poder postar!

Felizmente, ontem a máquina estava em casa e consegui fotografar a receita conforme gosto de fazer: passo a passo.


Frango com crosta de Gergelim preto com purê de Abóbora

.... e tomate...


Ingredientes:
8 pequenos filés de frango ou 4 grandes.
Sal, vinagre para temperar o frango
10 colheres de sopa de gergelim preto
Óleo para untar a frigideira
1/4 de uma abóbora japonesa picada em cubos
Tempero com alho e sal e pimenta calabresa

Modo de preparo:
Tempere o frango com vinagre (eu usei 3 colheres, pois não gosto daquele gosto do frango fica quando não coloca vinagre ou água fervente). E depois com sal com alho, (usei meia colher de sopa).

Passe o frango no Gergelim preto, tente colar o máximo de gergelim que puder. Fotografei o começo, no final o frango ficou bem pretinho.

Quando terminar com o frango, comece a refogar a abóbora (deixe o óleo esquentar na panela, jogue uma colher de chá de sal com alho, meia colher de chá de corante, frite rapidamente e jogue a abóbora).

Após cozinha, amasse com um garfo ou bata com o Mixer... Praticidade é tudo!!

Deixe descansar e volte para o frango.
Frite em uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Não frite por muito tempo para não endurecer. No máximo, 2 minutos de cada lado.

A T E N Ç Ã O

A imagem abaixo pode ser  C H O C A N T E !!!

Brincadeira! O frango fica bem pretinho, então não pense que queimou. Ele fica bem macio, visto que você o frita por pouco tempo.


Prontinho, pique dois tomates e divida nos pratos, volte o purê de abóbora para o fogo, salpique pimenta calabresa e pronto. Monte o prato:


Beijosssssssss

sábado, 19 de maio de 2012

Hambúrguer ao molho de mostarda

Hoje eu vim apenas para enobrecer a minha própria arte de copiar!
Dizem que criatividade é criar algo novo... mas como hoje em dia, nada se cria, tudo se copia, resolvi fazer o mesmo!
Acabei de fazer uma super receita que vi no GNT pela manhã e de tão boa, acho que vale a pena compartilhar!


Detalhe para o mesmo pratinho listradinho de sempre! Um dia ainda ganho uma louça nova!!!
Bem pessoal, a fonte da receita está aqui: http://gnt.globo.com/receitas/Hamburguer-ao-molho-de-mostarda-sobre-galetes-de-batata.shtml e confesso que adorei a forma como está tudo super explicadinho.
Pela primeira vez, eu tentei fazer tudo certinho... sem tentar mudar nada desta vez. Comecei com as batatinhas:

Só que eu não tenho forma antiaderente conforme indica no vídeo. Snif....


Fiz o hambúrguer conforme a tia ensinou sem colocar nenhum temperinho. Acredite, para uma mineira, isso foi terrivelmente difícil!



Conclusão: as batatinhas grudaram no papel manteiga e não consegui fazer as tais galetes de Batata... então o jeito foi apelar para o improviso...
Assei rapidamente uma batata media para cada hambúrguer no microondas (veja como fazer isso aqui: Batata no microondas. ).
Depois dei o famoso murro na batata, coloquei um pouco de azeite, coloquei o hambúrguer frito sobre ela e joguei o molho de mostarda!
Aí ela ficou linda e cremosa...rsrsrs.. e de acordo com os amigos...muito boa!!!




Perdoem-me por não deixar a receita toda detalhada como de costume, mas o site que indiquei está tão explicadinho que achei a minha cara! Como se eu estivesse explicando a vocês!

Beijos e boa semana!!!




terça-feira, 1 de maio de 2012

A volta da que não foi

Gente, pensa uma pessoa que está até com vergonha de tanta ausência?
Agora pensa essa pessoa voltando de cara nova?
Pois é, a ruivinha agora é loirinha...






Vou ter que mudar tudinho, a interface do Blog, foto do perfil...mas isso faço depois, primeiro vou colocar a casa em ordem!


Aproveitarei o meu retorno para deixar uma receitinha, assim quem sabe sou perdoada pela ausência longa!

Salmão com creme de abóbora


Essa receita é especialmente para quem não gosta tanto de salmão como eu, mas sabe que o tal do negócio faz muito bem para a saúde.
Ingredientes

400g de abóbora
200g de salmão
4 colheres de creme de ricota
Noz moscada

Cozinhe a abóbora no microondas por uns 4 minutos



Amasse bem com um garfo (ela fica meio seca, caso queira mais macia, coloque um pouquinho de água no prato enquanto cozinha no microondas):


Pique o salmão em tirinhas, e refoque os com manteiga e um pouco de sal e alho.Só até ele ficar um pouco esbranquiçado, se fritar muito fica muito ressecado.


Misture a abóbora e as colheres de creme de ricota (eu gosto de um creme mais sequinho, mas se quiser pode colocar umas colheradas à mais para ficar mais cremoso).
Você pode usar requeijão cremoso que fica muito bom também. Confesso que gosto mais com requeijão, mas estava firme na dieta quando fiz a receita e tirei as fotos. Depois que começar a "borbulhar" acrescente um pouco de noz moscada e prove o tempero.
Gosto de colocar um pouquinho de pimenta calabresa, huuuum adoro quando fica um pouco picante, fica a seu gosto, ok?








Sirva com arroz branco e salada, ou faça como eu: macarrão integral e brócolis:




Bom apetite!!!



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Frango crocante light

Olha só quem resolveu dar o ar da graça??????
Euzinhaaaaaaaaaaaaa!
Depois de levar uma bronca da minha amiga Dany por estar sumida do Blog, dei um jeito de ir para a cozinha hoje.
Como estou de dieta (de nooooovoooo, não é a mamãe), não estou podendo ser tão criativa, então, fiz algo simples, rápido, light e bem gostoso!


Serei aqui, tão breve quanto a receita:

6 Filés de frango fininhos temperados com alho, sal e um pouco de vinagre.
10  colheres de sopa de linhaça
5 colheres de sopa de cebola
Noz moscada à gosto

Faça uma mistura com os ingredientes secos:


Passe os filés nessa farinha:


Coloque em uma forma untada com azeite e leve ao forno já aquecido. Depois de 10 minutos, abra o forno e jogue um pouquinho de azeite sobre eles (beeem pouquinho). Deixe mais uns 10 a 15 minutos.


E sirva com uma deliciosa (digam que eu não disse isso, kkkkk):

Como eu disse, foi breve não foi? 

Beijos e fui, mas prometo voltar logo!!!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Máquina de fazer pão. Funciona???

Definitivamente, siiiiiiiim!

Olá pessoas queridas, hoje estou aqui para fazer propaganda de um aparelho que revolucionou as minhas férias.
Como alguns de vocês sabem ainda estou de repouso por causa da cirurgia, mas felizmente, autorizada a usar o PC! Quem me conhece pessoalmente deve imaginar a labuta que tem sido ficar em repouso, costumo fazer várias coisas ao mesmo tempo e de uma hora para outra, as únicas duas coisas que posso fazer ao mesmo tempo é ver TV enquanto navego no Face.
Costumava passar as minhas férias testando receitas de todo o tipo: pão, pizza, bolo, carnes, esse era um de meus passatempos e imaginem, depois de 10 dias de repouso eu já estava sonhando com liquidificador e fogão, até que resolvi comprar a tal da Panificadora ou Máquina de fazer pão.
Primeiro foi a luta, comprar online? Comprar aqui em uma loja?
Até encontrei uma pretinha linda nas Lojas Americanas online por R$189,00, mas a entrega estava prevista para 16 dias então, resolvi comprar no Ponto Frio mesmo. Chorei desconto até chegar a R$189,00 e tcharaaaaammm:

Assim que comprei, fiquei muito insegura quanto a funcionalidade da mesma. Na verdade o sentimento era: POR FAVOR, NÃO DEIXA EU SENTIR QUE JOGUEI DINHEIRO FORA??????

Os primeiros dois pães resultaram em dois desastres.
O primeiro ficou duro como um pão dormido de 3 dias.
O segundo ficou meio soladinho.

Claro que isso aconteceu porque eu não segui algumas regras básicas:
- A farinha tem que ser especial. Esqueça a tal da Dona Benta que tem uma ótima apresentação mas não servem para fazer pães na Máquina. Dica? Vá na Padaria e compre a farinha que eles usam para fazer o pão francês.
- No manual ensinam a achar o ponto da massa (acrescentar farinha se ficar mole e água se estiver dura), acredite mesmo nisso, rsrsrs.


Mas depois de alguns ajustes finalmente ela tem nos trazido bons resultados:

O pão de mel;
Receita AQUI





Depois o pão Italiano
Receita AQUI






E agora o Pão de Milho
Receita AQUI




Se você animar a adquirir a sua, não deixe de seguir algumas dicas no site abaixo:

http://maquinadepao.blogspot.com/p/dicas-basicas.html

Bjo!